terça-feira, 16 de maio de 2023

CURSO DE VENDAS GRÁTIS

 

VOCÊ TAMBÉM PODE VENDER

TÉCNICAS PRÁTICAS E EFICAZES

COMPROVADAS

Em vendas e negócios em geral

A.Reis

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Você também pode vender.

Conceitos confirmados em muitos anos de experiência.

Testados e aprovados, pelo autor e por outros.

Serve para qualquer tipo de vendas e negócios.

A.Reis

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SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. PARA OS QUE SE ACHAM TÍMIDOS

3. CONCEITOS SOBRE VENDAS

4. SOBRE A VOCAÇÃO

5. QUE PRODUTO VENDER ?

6. COMO VENDER ?

7. MERCADO E VENDAS

8. ALGUNS EXEMPLOS DE NEGÓCIOS

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INTRODUÇÃO

Este livro foi escrito, especialmente, para você amigo(a), que ainda não é um

profissional na área de vendas. Você que já exerce alguma atividade em vendas mas

sente que precisa de preparação mais adequada. Ou que ainda irá começar. Nele eu

converso contigo, numa linguagem simples e agradável, e passo conhecimentos da

minha própria experiência. Você vai aprender a vender de forma intuitiva e na prática

este conhecimento fluirá naturalmente.

Editamos de forma à facilitar ao leitor que enfrenta maiores dificuldades em

estudar. Absorva parágrafo por parágrafo, "mingau quente se come pela beirada do

prato".

Além da experiência minha e da minha esposa , co- autora deste livro, temos tido

a grata satisfação, de ver amigos nossos pondo em prática estes conhecimentos, e

obtendo grande retorno em suas atividades relacionadas à vendas e também ao

comércio em geral.

Um destes amigos nos visita com frequência para ouvir conselhos sobre vendas,

e coloca em prática no dia à dia de suas atividades. Ele não quer mais trabalhar

empregado, pois tem alcançado seus objetivos vendendo e está progredindo cada dia

mais, chegando mesmo a industrializar alguns produtos, e embalar produtos comprados

a granel. Sem fazer grandes investimentos e sem ficar devendo a quem quer que seja.

Tenho plena convicção, que todo ser humano é capaz de vender. A questão, é

que alguns precisam ser um pouco mais pacientes consigo mesmos e se darem mais

chances de praticar. Por outro lado, é preciso ficar atento às boas oportunidades e usar

a sua criatividade nelas; honestamente e com toda a dedicação.

Não podem concordar de forma alguma com o desânimo, nem com o

pensamento de que não tem vocação ou não são capazes. Isto se consegue agindo. A

ação será sua arma nesta batalha. Planeje sua ação e a execute.

Você deverá, também, predispor o seu coração para situações adversas e para

respostas negativas, devendo entender que todos os demais vendedores passam por

isto, e que são coisas da própria existência humana. São experiências do cotidiano em

casa, no comércio etc. Os empregados, nas mais diversas funções, passam por estes

problemas diariamente. Pense bem se não é assim.

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Tenho muitos anos de experiência nesta área, vendo desde os treze anos. Em

algumas épocas da minha vida já vendi: plano de previdência, livros em livrarias, roupas

de porta em porta, cesta básica, tapetes, plano de saúde, vassouras no atacado,

utilidades domésticas, e talvez tenha esquecido alguma coisa, lá se vão trinta e tantos

anos.

Mas preciso te dizer uma coisa, todas as vezes que comecei um novo negócio,

lutei contra a timidez e o desânimo. Mas tem o seguinte, não me deixei vencer por eles,

enfrentei-os decididamente. As dificuldades são comuns a todos, mas a vitória aos que

perseveram.

Tenha plena certeza, de que se você realmente precisar e decidir vender, você

poderá, se acreditar naquilo que estamos conversando e puser em prática.

Leia com calma sem procurar decorar, de vez em quando volte à leitura, para aos

poucos ir fixando as instruções .

Escrevo visando orientar aos que ainda não são profissionais. Para todos os tipos

de vendas. Para todos os níveis de conhecimento.

Determinados conselhos serão para um tipo específico de negócio, você deverá

ler tudo e ver quais se encaixam no seu ramo. Todavia, muitos dos ensinamentos que

não se aplicam diretamente ao seu caso, também servirão para ampliar seu

entendimento, e lhes serão de grande proveito.

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E OS QUE SE ACHAM TÍMIDOS ?

Os que se acham tímidos podem começar, por treinamento, com tipos de vendas

em que os clientes venham a você atraídos por propagandas ou exposição de produtos

que “falem” por si mesmos.

Utilize um bom panfleto, faixa ou cartaz ; os pintores de faixas cobram bem

barato por uma faixa pequena. O produto atraindo ao cliente vai lhe ajudar muito no

começo. Pois o cliente é quem se dirigirá ao vendedor, para perguntar ou pedir. Com

isto você vencerá a timidez.

Se o preço do produto for convidativo, divulgue-o com grandes cartazes, bem

escritos. Não precisa ser profissional para saber que isto atrai clientela. Muitos clientes

sentem vergonha de perguntar o preço.

Faça isto por exercício, nem que seja como auxiliar de um vendedor mais

experiente. Como se fosse um estágio de final de curso. Faça isto até vencer a inibição.

Anime-se ! você vai conseguir, é só começar.

O fato de você haver comprado este livro, já me basta para acreditar em você.

Foi a tua fé que te fez agir, e isto demonstra do quanto você é capaz. Eu acredito no

potencial que te foi dado por Deus.

Você logo vai ver do que é capaz. Há um espaço para você, tenha certeza disto.

Eu estou convicto de que há uma “vaga” que só você poderá preencher. Não sei se por

conta própria ou empregado. O que realmente sei é que você é um filho ou uma filha de

Deus, e que teu Pai preparou algum lugar especial, próprio para a tua personalidade.

Este jeito seu, especial, de realizar coisas, fique certo ou certa, que em algum

lugar está fazendo falta. Encontre ou “crie” este lugar.

Não aceite a falsa “seleção natural” perversa e mentirosa. Não se deixe levar por

mágoas, ressentimentos, nem auto piedade. Nunca atente demais para os obstáculos.

Concentre-se nas “ferramentas” para a transposição.

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CONCEITOS SOBRE VENDAS

Para o objetivo deste livro, eu poderia dizer, que vender é “lembrar” ao cliente,

que ele precisa, deseja ou precisará de um determinado produto, e que você tem

justamente este produto de que ele precisa, do jeito que ele quer e está ao seu alcance

pela forma ou preço que você vende.

O vendedor pode provocar esta lembrança no cliente, quase ao mesmo tempo

em que provoca uma necessidade, ou desperta interesse. Ex.: Um produto alimentício,

adequadamente colocado em um balcão, e, um bom cartaz com palavras sugestivas,

destacando qualidade e bom preço, despertam a atenção do cliente, ao mesmo tempo

que aguçam o desejo de consumir. É a expressão “dar água na boca”. Isto mesmo, faça

o cliente sentir “água na boca” ainda que não seja um produto alimentício.

Vender não é enganar, não é mentir, pelo contrário, é colocar diante do cliente o

produto ou serviço, o qual adquirido, aumentará sua “qualidade de vida”. Isto o leva a

admitir que precisa daquilo que você tem para oferecer, e que você é a pessoa mais

indicada para satisfazer aquela necessidade. É verdade que há técnicas de persuasão

enganosas, todavia eu não classifico isto como vendas.

Vender é uma arte que pode ser aprendida, vender é “conversar”, as vezes sem

palavras. Ex: um cartaz “fala” sem palavras. É Comunicar !!!

Pode-se empregar técnicas, que abram as portas e facilitem as coisas, mas sem

causar prejuízos ao seu próximo e sem mentiras. Por isto aconselho, que você busque

vender, aquilo de que as pessoas realmente precisam. Você terá o prazer de ganhar

seu sustento, dignamente, cooperando para o bem estarde pessoas e famílias e

fazendo muitas amizades.

Até a bíblia, abençoa ao vendedor honesto, mas amaldiçoa o especulador

insensível.

"Ao que retém o trigo o povo o amaldiçoa, mas benção haverá sobre a cabeça do

vendedor" Provérbios 11.26

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SOBRE A VOCAÇÃO

Sinceramente, acho pouco provável que aquele humilde vendedor da esquina, o

qual dignamente sustenta sua família, tenha nascido com vocação para vendas; e nem

que o tal teria optado por aquela função caso tivesse oportunidades similares às

pessoas de classe média.

Mas uma coisa eu sei, essa pessoa pode não ter nascido com vocação para

sorveteiro, sapateiro, pipoqueiro, verdureiro etc; mas também não nasceu com vocação

para estelionatário, nem ladrão, nem mendigo e nem para ver sua família passar

privações.

Embora acredite em vocações, acredito, também, que o homem pode transpor

obstáculos, se tiver fé em Deus e vontade de trabalhar honestamente.

Quem realmente quiser se esforçará e vencerá, só não pode ficar esperando cair

do céu. É verdade que Deus pode fazer milagres, mas talvez o milagre que ele queira

realizar seja em você, amigo(a). Levar você a tomar uma atitude e sair em campo.

Acreditar e agir .

Cada um encontrará o seu próprio método, a sua própria e livre maneira de

comunicar. Devendo ficar restrito somente à ordem e à decência.

A sua verdadeira vocação é ser vitorioso e vitoriosa, e fazer a diferença. No meio

de uma sociedade corrompida, você vai brilhar de forma ética e honesta.

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QUE PRODUTO EU VOU VENDER ?

Partindo do pressuposto, que você tem uma certa quantia em dinheiro, ou tem

crédito, para comprar por um preço razoável, no atacado, e vender com preço atrativo.

(Não se esqueça que há empréstimos populares, com juros mais adequados, em

bancos e outras instituições. Banco do povo etc)

Vamos ao próximo passo, e considerar alguns cuidados.

Primeiro procure conhecer bem a sua clientela, nível social, preferências

culturais, poder aquisitivo etc. De nada adiantaria, tentar vender caviar, numa certa

região onde as pessoas raramente podem comprar um pedaço de queijo minas. Ou

tentar vender produtos para automóveis, em local aonde não passem muitos

proprietários de carros. Note que os camelôs vendem produtos para veículos nos sinais

e estacionamentos, porque não aprender com eles?

Isto porém não é tão simples assim, há lugares, nos quais aparentemente não há

quantidade razoável de clientes em potencial, mas pode haver naquela região uma

quantidade considerável e que não está sendo atendida por outros vendedores e

comerciantes. Você pode encomendar pesquisas, realizá-las você mesmo, observar,

perguntar, e em alguns casos experimentar alguns dias.

Lembre-se que os primeiros dias podem não ser tão favoráveis. É preciso

persistência para formar sua clientela.

É bom lembrar, ainda, que há produtos que podem ser vendidos para

classes muito variadas de pessoas se tomado os devidos cuidados quanto a questões

de qualidade e outras. Ex: certas pessoas com poder aquisitivo alto podem comprar

doces artesanais em barracas de doceiros, mas só o farão, se ficarem satisfeitas com

questões como higiene e estética, incluindo a aparência do vendedor, seu asseio etc.

Estas normas que valem para pessoas simples valem para você também .

Cuidado com o aspecto visual do seu produto, deixe que ele fale por si mesmo o

quanto lhe seja possível. Advirto todavia, ao leitor, que não deixe de vender o seu

produto, ainda que não seja tão perfeito no visual, pois se for de boa qualidade e tiver

realmente utilidade, haverá sempre quem saiba dar o devido valor.

Depois você teria que saber se já não há muitos vendedores daquele produto

naquela região, embora haja casos em que isto seja favorável. Ex: Uma feira de

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artesanatos, pode atrair a atenção de muitos moradores de outros lugares, e o fato de

haver muitos vendedores, acabar sendo bom para todos estes, pois sozinhos não

atrairiam tanta gente.

Outro caso muito conhecido é o de cidades, ruas, bairros e etc, que se tornam

famosos por um certo tipo de produto. Atraem muita gente, as quais sabem que além de

ser fácil encontrar o que querem, o preço é bom pois a concorrência é muito grande. É

preciso analisar bem, pois isto não ocorre com qualquer produto nem em qualquer lugar

ou época.

Pesquise nos mercadões, centros de abastecimento, ( Ceasa no Rio de Janeiro e

outros estados ), shopping centers, galerias comerciais, lojas de atacado, shoppings

abertos (Saara no Rio de Janeiro), ,jornais populares, encartes, catálogos comerciais,

internet e fornecedores.

Veja o que está sendo mais divulgado, observe os camelôs, o que estão

comprando, você logo os reconhecerá ( muitos estarão embalando e fazendo

amarrados de suas mercadorias no local onde compram). Observe também o que estão

vendendo em suas barracas, fique de olho nos carrinhos de compras quando estiver

nos atacadistas, ouça os vendedores orientando aos demais clientes, tente identificar se

há uma mania do momento ou um produto de época. Ex: na área de brinquedos há

época de ioiô, bola de gude, pipas, produtos ligados à desenhos animados e artistas,

etc.

O vendedor precisa de informação, informação de qualidade. Seja observador.

Pergunte. Leia muito, leia até as revistas das salas de espera. Assista programas de tv

que te sejam por consultoria. Ex: Tipo Pequenas Empresas Grandes Negócios e

similares. Nas tvs, ligadas à educação, há muitos excelentes programas. Em quase

todos os canais abertos há muita programação de qualidade, nesta área.

Busque entender o “momento”. O que está acontecendo. O que estão

comprando. Quanto estão podendo pagar. Você poderá achar grandes saídas, em

tempos de crise, se agir desta forma.

Procure ouvir sua clientela, adote o hábito de anotar pedidos de produtos que

você ainda não tem para vender. E, se notar que muita gente procura um determinado

produto poderá ter um bom indicativo.

Sobre atacados, é bom ir com cautela, pois muitos se dizem atacadistas por

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venderem a quantidade que o cliente quiser, mas não fazem diferença entre preços para

pequenas ou grandes quantidades, vendendo pelo preço de varejo para todos, e isto, a

maioria das vezes não permitirá uma margem de lucro razoável.

Se possível compre à vista suas mercadorias, pois em geral, o atacadista dará

um desconto, que permitirá a você vender mais barato, ou ter um lucro maior. Além do

que você não terá preocupações com cheques para cobrir e coisas do tipo; isto evita o

estresse e permite que toda sua energia esteja voltada para vendas. Mesmo com pouco

recurso para investimento, é possível em certos casos, começar sem dívidas.

Houve uma certa época em que eu fiz um investimento muito pequeno e iniciei

uma comercialização de utensílios plásticos.

Isto começou quando passando pelo centro da cidade, sempre alerta, observei

numa loja de atacados um produto que eu nem conhecia na época, um porta shampoo

plástico. Observei também, alguns camelôs que vendiam o mesmo produto, mais à

frente, na mesma rua; perguntei do que se tratava e o preço. Voltei à loja, e consultei

sobre a quantidade mínima, e o preço no atacado para compra à vista em dinheiro. Eles

vendiam a partir de uma dúzia, e o preço era menos que a metade do cobrado pelos

camelôs. Comprei algumas dúzias daquela mercadoria, e, como tinha mais algum

dinheiro comprei algumas outras em quantidade menor, com direito ao preço de atacado

por haver adquirido a primeira em dúzias .

Eu fazia outro tipo de vendas durante a semana e comecei a vender esta

mercadoria aos sábados. Deu tão certo, e a quantidade de mercadorias cresceu tanto,

que comprei outros produtos, e em pouco tempo eu tinha muitos clientes e pessoas

revendendo para mim.

Afirmo sem medo de errar, que assim como comecei esta venda com pouco

investimento, eu poderia ter começado com menos e o resultado seria o mesmo. É

questão de ter fé em Deus, acreditar que ele nos fez capazes e “colocar o pé na

estrada”.

Compre o mínimo possível de uma mercadoria que não tenha certeza de que é

vendável, muitas vezes o vendedor pensa uma coisa e a clientela outra. Não deixe seu

dinheiro parado. Só invista naquilo que vende.

Nem sempre o que está em promoção é bom, as vezes está mais barato

justamente porque está encalhado, cuidado ao comprar.

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Vendi, em certa uma ocasião, para pequenas lojas, produtos de bazar e

armarinhos. Eu comprava no atacado, mercadorias de armarinho e bazar, pentes, lixa

de unha, escovas, grampos, ralos, agulhas, linhas e muitas outras.Vendia muito bem e à

vista, pois eu oferecia a eles a possibilidade de comprar na porta, qualquer quantidade

que quisessem dos produtos e entregava na hora.

Eu já levava os produtos pois sabia o que eles comprariam, e lhes mostrava a

vantagem de comprarem comigo, pois não ficariam com mercadoria encalhada durante

meses ou anos, como ocorreria se comprassem em dúzias nos atacadistas.

Olhando o interior da loja do cliente, enquanto conversava, eu identificava algum

produto encalhado, que ali estivesse, fazia perguntas sobre quando havia sido

comprado e que quantidade, e com isto lhe provava a vantagem do meu sistema de

vendas.

Mesmo que ficasse um pouquinho mais caro do que nos fornecedores

atacadistas, o preço que eu praticava era muito bom, e o meu cliente, com pequeno

investimento comprava vários tipos de produtos, em pequena quantidade, que teriam

saída bem rápida, naturalmente.

Sempre que lhe for possível, tire os pedidos primeiro, e só compre o que já está

encomendado. Com o passar do tempo isto não parecerá tão importante, pois a prática

te fará acertar na maioria das vezes, mas cuidado com o excesso de confiança.

Conheça bem o seu produto para descrever com precisão ao cliente. Aponte o

diferencial do produto bem como características gerais.

Leve em conta detalhes estéticos e funcionais. Considere bem, questões de

cores "da moda", praticidade e conforto.

Você poderá, até mesmo, ser um fornecedor para pequenos lojistas; comprando

no atacado algumas dúzias e revendendo em pequenas quantidades.

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COMO VENDER ?

O contato inicial é muito importante, cumprimente com gentileza, sorrindo

levemente, seja natural, não precisa forçar nada, nem a voz, em conversas pessoais.

Aumentar um pouco a voz, só em casos de divulgações para grupos de pessoas,

auditórios etc, sem se tornar desagradável, você certamente já viu, aquele chato que

vende na condução, que pensa que é muito engraçado.

Não demore muito a falar sobre o seus produtos quando abordar a pessoa. Não

precisa enrolar, um cumprimento cordial e vá ao assunto principal.

Não grite, nem fale muito baixo nas vendas corpo a corpo. Fale com clareza.

Faça-se compreender.

Como se tivesse levando àquela pessoa a melhor notícia que jamais poderia

ouvir. Mas tão simples como quem pede um copo com água.

Há um ponto de equilíbrio poderoso e irresistível entre a “força” e a

“simplicidade”, que é a marca das grandes personalidades.

Falo das verdadeiras grandes personalidades, não daquelas forjadas pela mídia.

Tenho plena convicção que qualquer pessoa sincera, que seja perseverante,

poderá no mínimo se aproximar do ponto ideal o suficiente para vender, e muito.

O meu conselho é: naturalidade, segurança, força e simplicidade. O cliente paga

pelo produto, mas, paga também por alguns momentos excelentes, da atenção que

você lhe dá. Sua presença e amizade lhe fazem sentir-se bem.

Quando for vender à grupos de pessoas, auditórios etc, deve procurar se fazer

ouvir, mas sem exagerar. O importante é ser bem compreendido. Certamente você já

viu aquele sujeito típico, que passa vendendo algo, e você não sabe o que e nem por

quanto. É dever do vendedor fazer com que saibam o que está vendendo, comunicar

bem é se fazer entender.

Cuide bem da sua voz, se possível, faça um curso de impostação voltado para

profissionais de vendas. Procure ao menos ler sobre isto e treinar o quanto possa. Uma

boa voz é muito importante para o vendedor.

Ressalte as qualidades do seu produto mas não exagere, exceto em tom de

brincadeira e sem excessos. Ex: “ É o tamanho ideal para a prateleira de geladeiras, e

suas clientes vão gostar das cores com toda certeza ”.

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Conduza o cliente a se imaginar revendendo ou usufruindo daquela mercadoria,

Ex: “Pense no descanso e tranquilidade que isto trará para você e sua família”. Faça

gestos adequados, realçando suas afirmações mais importantes. Não exagere,

entretanto.

Mostre as possíveis perdas em não comprar, mas de forma não desagradável e

nem intrometida. Jamais menospreze o cliente, pelo contrário faça-o sentir-se bem com

a tua presença. Se possível conduza-o a tirar conclusões , ele vai sentir-se satisfeito e

relaxado, isto facilitará a sua venda.

Quando for venda em ponto fixo coloque cartazes sugestivos, se possível feito

por profissionais, em lugares visíveis. Ponha algo que chame a atenção, faça um

desenho colorido, se tiver uma embalagem atraente aproveite mesmo vazia. Use outros

artifícios que possam atrair a atenção ,mas sem apelar.

Caso possa comprar, ou fazer, uma boa imitação do produto pode ser útil

também. Por exemplo: Quem vende sorvetes costuma colocar um sorvete de isopor ou

fibra de vidro em bom local, para que seja visto de longe.

Há pessoas que estão vendendo certos produtos, que ninguém sabe o que é, e

põe o nome com letras tão pequenas que não dá para ler.

Faça o teste você mesmo, observe, se de fato, seu anúncio é eficiente, se

mesmo pessoas com dificuldades, normais, de visão, conseguirão entender.

Destaque os preços baixos e as promoções.

Sorria mesmo em negativas, agradeça e se despeça. Deixe o terreno

preparado, este é o cliente de amanhã.

Seja criativo mas não use apelação. A falta de criatividade e capacidade é que

leva a apelações. É muito difícil produzir com qualidade, dá trabalho, por isto a maioria

apela.

Comece com empreendimentos adequados ao seu momento, mas pensando e

projetando um futuro bem próximo de grandes realizações.

A questão do pensar positivo ou negativo não é questão mística mas

psicológica. Caso você não se veja, naturalmente, em condição vitoriosa , suas ações e

reações não serão adequadas à obtenção daquilo que você quer.

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Não precisa fazer nenhum tipo de meditação especial, o que vai contar é o dia a

dia da sua prática, ainda que venham pensamentos negativos, tome atitudes corretas e

ponto final.

Quem planta colhe. Se o agricultor semear sua semente mesmo que esteja

pessimista, não vai ser o sentimento ou pensamento negativo que vai impedir ou

prejudicar a germinação e frutificação. O pensamento negativo só pode imobilizar

o próprio agricultor, e se ele o permitir.

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MERCADO E VENDAS

Por mais simples que seja o negócio que se pretende iniciar, há informações

essenciais de que não se pode abrir mão.

Para obter tais informações é preciso um estudo de mercado para o tipo de

produto que se vai vender. Na falta de condições para contratar um profissional

especializado para tal, o próprio leitor terá que realizar este estudo.

Estas informações dizem respeito ao consumidor , fornecedor e concorrência e

são:

Primeiro procurar conhecer bem a sua clientela

1. Poder de compra - a forma como vão lhe pagar , etc

2. Questões culturais - há costumes difíceis de mudar, inovações nem sempre serão

bem vindas

3. Se são cumpridores de seus compromissos financeiros. Conforme a condição do

seu mercado consumidor , seria útil você fazer uma análise mais profunda ( raio-x ) e

chegar até ao consumidor final, até para orientar o seu cliente que muitas vezes

desconhece o potencial para certo tipo de produto ou tem receio de novidades. Isto

pode ser feito direta ou indiretamente. Podendo experimentar alguns produtos especiais

deixando-os em consignação por um prazo.

Verificar se há outros fabricantes ou fornecedores do produto naquela região

1. Qual o nível de satisfação dos clientes em relação a eles.

2. Qual será o seu diferencial - preço , prazo de pagamento , prazo

de entrega ,qualidade , garantias , empréstimo de suportes para exposição do produto ,

cartazes etc

3. Seja profissional mas não desleal.

Avaliar fornecedores

Preço , entrega , prazo , qualidade , atendimento , outros

Estimar a demanda ( procura) existente e potencial para aumento.Verificar se há

boa possibilidade, prática e honesta, de incentivar aumento de demanda. Sei por

experiência que com gentileza , honestidade , paciência , qualidade e preço condizente,

sempre haverá mercado.

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Já aconteceu comigo, algumas vezes, de comerciantes que compravam de

fabricantes de grande porte me concederem uma cota mensal ou passarem a revezar

as compras .

Estabeleça metas e planeje segundo elas, fazendo os ajustes necessários à

realidade do momento. Mas não desista dos seus projetos.

Trate com atenção a questão da divulgação do seu produto.

Valorize sua marca ou nome agindo sempre com lealdade em relação a todos.

Ninguém é perfeito mas faça o melhor que puder.

Conheça muito bem o seu produto. Busque informações sobre aquilo que você

pretende vender.

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ALGUNS EXEMPLOS DE NEGÓCIOS

1. VENDAS DE TAPETES DE SALA E BEIRA DE CAMA .

Existem atacadistas, que vendem em pouca quantidade estes produtos, e com preço

muito baixo. Chegando às vezes a custar metade do preço do varejo com qualidade

e visual que não se encontra em qualquer loja.

2. VENDAS DE MIUDEZAS DE ARMARINHO E BAZAR EM GERAL

Em qualquer cidade grande há lojas de atacados para estes produtos, não compre

além do mínimo obrigatório , exceto se tiver muita certeza de que vende rápido.

3. VENDAS DE VASSOURAS E PRODUTOS SIMILARES

Nos fornecedores, de matéria prima para fabricação de vassouras, geralmente estes

produtos prontos, tem preço razoável, que lhe renderão muito se você os revender para

usuários que comprem em quantidades tais como. Açougues, restaurantes ,

marmorarias, postos de gasolina, fazendas, sítios, escolas, lojas em geral, oficinas,

igrejas etc. Isto dá muito dinheiro se você souber trabalhar.

4.VENDAS DE TEMPEROS

Alho, cominho, caldo de galinha e etc.

Muito fácil e barato de comprar nos centros de abastecimento. Pode comprar já

embalado ou à granel, que sai até bem mais barato, em geral. Você mesmo pode

embalar, grampeando um papel na parte aberta do saquinho. Venda para lojistas

de pequenos estabelecimentos principalmente.

5. ROUPAS PESSOAIS

Sempre vendável, desde que o preço seja razoável, esteja na moda e tenha aspecto

muito bom. Há muitos atacadistas e até cidades que vivem em função de vestuário

e vendem muito barato. Você poderá também procurar pequenas confecções que

estão iniciando com produto de boa aceitação e representá-los.

6. FORNECIMENTO PARA CANTINAS

Salgados e lanches diversos. Poderá se associar com pessoas que saibam fazer

salgados e doces e faturar muito. Há pessoas que fazem produtos excelentes, mas

não tem coragem para vender.

7.QUADROS DE PAREDE A PREÇOS POPULARES

Os atacados vendem os quadros muito baratos .

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8.PRODUTOS DE ÉPOCA

Enfeites de natal, páscoa e etc.

9.OVOS DE PÁSCOA

Fabrique-os você mesmo, ou compre-os de fabricantes caseiros. Mas com excelente

qualidade.

10.IOGURTES

Em kits que você mesmo pode montar comprando nos mercadões e atacados.

11. CATÁLOGOS.

Remédios, perfumes, e outros.

12. SEBOS.

Livros e revistas usados.

13.ALIMENTOS EM GERAL

Um exemplo que tem dado certo em alguns lugares é venda de sobremesas. Saladas

de fruta, pudins, mousse de chocolate gelado, doces caseiros etc. Você pode

montar uma equipe de vendas, treiná-la , e faturar muito. Faça o melhor que puder

quanto à higiene e ao padrão visual, cole até etiquetas apropriadas na embalagem,

se possível.

14.VERDURAS , FRUTAS , PEIXES , LINGUIÇA, OVOS ETC

Os centros de abastecimento vendem muito barato, as verduras principalmente.

Não exagere na quantidade de compra nos primeiros dias.

15.ARTESANATOS

Você pode comprar pronto ou semi acabado , existem lojas que vendem belos

artesanatos de madeira sem pintura, bem baratos, você poderá fazer o acabamento

com verniz , tinta etc. Seja criativo inove. Um detalhe a mais pode fazer a

diferença.

16. BRINQUEDOS E ARTIGOS INFANTIS

17. PLANOS DE SAÚDE

18. PRODUTOS NATURAIS

19. EMPRÉSTIMOS

20. SEGUROS

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Use sua criatividade, há muitas possibilidades. Você poderá até mesmo, se

oferecer para vender para outros vendedores e comerciantes, sem ter vínculos

empregatícios, recebendo uma parte da comissão ou do lucro.

Houve uma determinada época, em que eu pagava comissão para uma pessoa, e

recebia comissão desta mesma pessoa.

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CUIDADOS

1. Conserve sempre a nota fiscal do produto consigo. Evita problemas com a

fiscalização.

2. Antes de ir comprar, no atacado, de uma olhada no comércio varejista, veja os

preços e o que está vendendo bem. Verificar os preços no varejo é muito importante,

para que você possa comparar com os preços do atacado, no qual vai comprar, e saber

se dá para lucrar.

3. Lembre-se que você poderá ter despesas extras, gasolina, refeições, embalagens,

luz, gás e outras.

4. Se for vender à prazo, você certamente terá que aumentar um pouco o preço,

pois terá que cobrir possíveis prejuízos atrasos, calotes e ganhar algo pelo

financiamento que está fazendo. Mas não exagere.

5. Calcule sempre quantas unidades rende o seu produto, e multiplique pelo valor de

revenda da unidade, para saber se a margem de lucro é aceitável. Mas não se

preocupe tanto com a margem de lucro mas com o que você vai realmente ganhar

em dinheiro.

6. Entenda bem, lucro não é pecado, é na verdade o pagamento pelo seu trabalho.

Mas todo o exagero torna-se um mal, seja equilibrado e tão justo quanto lhe seja

possível.

7. Observe sempre questões de higiene.

8. Torne-se conhecido como uma pessoa honesta, gentil, respeitadora e

trabalhadora.Você terá muito a lucrar.

9. Nas vendas à prazo, procure informações sobre possíveis clientes, escolha com

cuidado a quem perguntar e jamais divulgue a informação, se ela for negativa. Peça

indicações aos bons clientes.

10. Dê brindes sempre que possível, especialmente fim de ano. Nem que seja um

calendário de bolso. Cuidado com o custo do brinde.

11. Boa aparência e higiene pessoal são muito importantes.

12. Uma consulta ao Sebrae, certamente irá lhe ajudar.

13. Não esqueça dos empréstimos populares caso precise de dinheiro para começar

, os juros são mais baixos neste caso . Não pegue dinheiro com agiotas.

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14. Seja sempre gentil , sincero e atencioso .

15. Quando for possível legalize seu negócio, analise questões de exigências

legais.

16. Fuja de toda proposta desonesta , você vai vencer pelo trabalho.

17. Não fale sobre sobre seus projetos com qualquer um. Cuidado !!! Há pessoas muito

negativas e podem te desanimar.

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FORNECEDORES

PRIMU’S RIO -ATACADOS EM GERAL

Rua Isidro Rocha 1048-Vigário Geral - tel (21)33717452

MERCADÃO DE MADUREIRA- ATACADO E VAREJO

Estação Magno de Carvalho -Madureira-Rio

SAARA-DIVERSAS LOJAS

Rua da Alfândega e adjacências - Centro -Rio

FOLHEADOS

Av Automóvel Club 2436 sl 101- Vilar dos Teles -São João de Meriti

tel (21)30690361

STTIL (21)30182878

JEANS (21) 24712746

BELEZA

Av Edgar Romero 46 Madureira (21) 31818166

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