Você Também Pode Ser Um Inventor
Veja neste artigo como se tornar um inventor e ganhar dinheiro. Ganhe dinheiro até com inventos simples, seja criativo. Aprenda a ser um inventor e a encontrar soluções criativas. Inventos, soluções criativas, aperfeiçoamentos e resolução de problemas práticos são dons naturais dados por Deus a todos os seres inteligentes.
Algumas pessoas possuem apenas mais facilidade mas isto não implica em que as demais não possam inventar e aperfeiçoar inventos. E também não foram só as grandes invenções que levaram os inventores à riqueza. A indústria brasileira carece de boas ideias em todas as áreas além de precisar de melhorias, barateamento e aperfeiçoamentos
Vamos passar aqui um conjunto de informações que levadas a sério muito vão te ajudar. Veja abaixo.
Leia e pratique bastante. Isto é um curso prático, pegue sua caneta, lápis, caderno e comece agora mesmo.
Vamos Começar?
1) Esforce-se em ser um bom observador. Você pode treinar isto parando seus afazeres e se concentrando nas coisas ao seu redor, observando e relatando detalhes nunca antes observados por você. Faça este exercício sobre ambientes e também com objetos. Exercite alguns minutos todos os dias se puder.
2) Faça uma avaliação própria de todos os inventos, já existentes, que mais lhe chamem a atenção. Anote os detalhes e o que veio a sua a mente, tudo o que possa estar relacionado com o invento. Inclua a suposta motivação do inventor, os possíveis passos dados no desenvolvimento (etapas), o desenho, aperfeiçoamentos, aplicações, sugestões suas para melhorar, deficiências, limitações, processo de fabricação etc. Atenção, é para imaginar e supor e não para pesquisar nem por conhecer como tenha sido.
3) Posteriormente, você deverá pesquisar na internet ou em uma enciclopédia e comparar com as suas próprias conclusões. Não se preocupe se forem diferentes, é apenas mais um exercício para tornar-se mais criativo.
4) Leia tudo o que você puder sobre desenho técnico, física prática básica, matemática básica, tecnologia, mesmo que não consiga entender muito. Havia um livro antigo de física prática muito bom e fácil de compreender, quando encontrar vou colocar o nome aqui. Existe um livro de química prática chamado Novíssimo Receituário Industrial que também é excelente. Leia o que der para ter uma mínima compreensão.
5) Leia livros, artigos, sites e apostilas com conteúdo do tipo faça você mesmo.
6) Desenhe tudo o lhe vier a mente realacionado a inventos e soluções. Guarde tudo o mais organizado possível acrescentando todas as informações relevantes.
7) Exercite sua mente buscando novas formas de utilizar equipamentos, ferramentas e objetos já existentes, de forma inusitada, isto é, utilização diferente do comum e normal.
8) Nunca despreze seus inventos ou soluções por causa de alguma limitação ou dificuldade de aplicação prática. Anote e guarde, posteriormente você poderá aperfeiçoar a sua idéia, inclusive pelo surgimento de novas tecnologias.
9) Assista programas de tv sobre invenções, soluções criativas, processos de fabricação e similares. Havia um programa chamado "Guerra do Fero Velho" se encontrar na tv ou no Youtube assista e anote os detalhes.
10) Treine sua imaginação pensando em soluções para problemas práticos e aperfeiçoamentos. Pense em alguma dificuldade de ordem prática e tente resolver o problema através de soluções e inventos. Você pode, por exemplo, desenhar objetos simples que facilitem a realização de alguma tarefa, ou proporcione segurança e conforto.
11) Procure imaginar de que forma você tornaria mais fácil a utilização de algum eletrodoméstico, ferramenta, objeto, brinquedo. Neste caso o objeto estará realizando a sua função comum, porém com maior eficiência.
12) Nunca seja precipitado ao montar um invento ou dispositivo de aperfeiçoamento. Encontre ou compre nos ferros-velhos (hoje chamados reciclagem) e vá montando de acordo com a sua possibilidade.
13) Pratique jogos da memória no computador e jogos de criatividade. Mas cuidado para não desperdiçar seu tempo, é só alguns minutos de treinamento.
14) Faça palavras cruzadas, jogo dos sete erros, cruzadex e similares.
15) Leia o que puder sobre lógica e criatividade. Faça testes de lógica, inclusive os geométricos.
16) Leia tudo o que estiver diante de você. Até as embalagens dos alimentos que geralmente estão sobre a mesa da copa-cozinha e as revistas das salas de espera.
17) Faça tudo isto com frequência, pelo menos o que puder, repita sempre e com o passar do tempo comece a comparar as novas anotações com as anteriores.
18) Peça a patente para os seus inventos ou desenhos industriais no INPI. Para garantir o seu direito será necessário patentear os inventos.
19) Seja disciplinado, faça todos os exercícios e repita-os com frequência.
ACIR REIS