VOCÊ TAMBÉM PODE VENDER
TÉCNICAS PRÁTICAS
E EFICAZES
COMPROVADAS
Em vendas e negócios
em geral
A.Reis
1
Você também pode
vender.
Conceitos
confirmados em muitos anos de experiência.
Testados e
aprovados, pelo autor e por outros.
Serve para qualquer
tipo de vendas e negócios.
A.Reis
2
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. PARA OS QUE SE
ACHAM TÍMIDOS
3. CONCEITOS SOBRE
VENDAS
4. SOBRE A VOCAÇÃO
5. QUE PRODUTO
VENDER ?
6. COMO VENDER ?
7. MERCADO E VENDAS
8. ALGUNS EXEMPLOS
DE NEGÓCIOS
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INTRODUÇÃO
Este livro foi
escrito, especialmente, para você amigo(a), que ainda não é um
profissional na área
de vendas. Você que já exerce alguma atividade em vendas mas
sente que precisa de
preparação mais adequada. Ou que ainda irá começar. Nele eu
converso contigo,
numa linguagem simples e agradável, e passo conhecimentos da
minha própria
experiência. Você vai aprender a vender de forma intuitiva e na
prática
este conhecimento
fluirá naturalmente.
Editamos de forma à
facilitar ao leitor que enfrenta maiores dificuldades em
estudar. Absorva
parágrafo por parágrafo, "mingau quente se come pela beirada
do
prato".
Além da experiência
minha e da minha esposa , co- autora deste livro, temos tido
a grata satisfação,
de ver amigos nossos pondo em prática estes conhecimentos, e
obtendo grande
retorno em suas atividades relacionadas à vendas e também ao
comércio em geral.
Um destes amigos nos
visita com frequência para ouvir conselhos sobre vendas,
e coloca em prática
no dia à dia de suas atividades. Ele não quer mais trabalhar
empregado, pois tem
alcançado seus objetivos vendendo e está progredindo cada dia
mais, chegando mesmo
a industrializar alguns produtos, e embalar produtos comprados
a granel. Sem fazer
grandes investimentos e sem ficar devendo a quem quer que seja.
Tenho plena
convicção, que todo ser humano é capaz de vender. A questão, é
que alguns precisam
ser um pouco mais pacientes consigo mesmos e se darem mais
chances de praticar.
Por outro lado, é preciso ficar atento às boas oportunidades e usar
a sua criatividade
nelas; honestamente e com toda a dedicação.
Não podem concordar
de forma alguma com o desânimo, nem com o
pensamento de que
não tem vocação ou não são capazes. Isto se consegue agindo. A
ação será sua
arma nesta batalha. Planeje sua ação e a execute.
Você deverá,
também, predispor o seu coração para situações adversas e para
respostas negativas,
devendo entender que todos os demais vendedores passam por
isto, e que são
coisas da própria existência humana. São experiências do
cotidiano em
casa, no comércio
etc. Os empregados, nas mais diversas funções, passam por estes
problemas
diariamente. Pense bem se não é assim.
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Tenho muitos anos de
experiência nesta área, vendo desde os treze anos. Em
algumas épocas da
minha vida já vendi: plano de previdência, livros em livrarias,
roupas
de porta em porta,
cesta básica, tapetes, plano de saúde, vassouras no atacado,
utilidades
domésticas, e talvez tenha esquecido alguma coisa, lá se vão
trinta e tantos
anos.
Mas preciso te dizer
uma coisa, todas as vezes que comecei um novo negócio,
lutei contra a
timidez e o desânimo. Mas tem o seguinte, não me deixei vencer por
eles,
enfrentei-os
decididamente. As dificuldades são comuns a todos, mas a vitória
aos que
perseveram.
Tenha plena certeza,
de que se você realmente precisar e decidir vender, você
poderá, se
acreditar naquilo que estamos conversando e puser em prática.
Leia com calma sem
procurar decorar, de vez em quando volte à leitura, para aos
poucos ir fixando as
instruções .
Escrevo visando
orientar aos que ainda não são profissionais. Para todos os tipos
de vendas. Para
todos os níveis de conhecimento.
Determinados
conselhos serão para um tipo específico de negócio, você deverá
ler tudo e ver quais
se encaixam no seu ramo. Todavia, muitos dos ensinamentos que
não se aplicam
diretamente ao seu caso, também servirão para ampliar seu
entendimento, e lhes
serão de grande proveito.
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E OS QUE SE ACHAM
TÍMIDOS ?
Os que se acham
tímidos podem começar, por treinamento, com tipos de vendas
em que os clientes
venham a você atraídos por propagandas ou exposição de produtos
que “falem” por
si mesmos.
Utilize um bom
panfleto, faixa ou cartaz ; os pintores de faixas cobram bem
barato por uma faixa
pequena. O produto atraindo ao cliente vai lhe ajudar muito no
começo. Pois o
cliente é quem se dirigirá ao vendedor, para perguntar ou pedir.
Com
isto você vencerá
a timidez.
Se o preço do
produto for convidativo, divulgue-o com grandes cartazes, bem
escritos. Não
precisa ser profissional para saber que isto atrai clientela. Muitos
clientes
sentem vergonha de
perguntar o preço.
Faça isto por
exercício, nem que seja como auxiliar de um vendedor mais
experiente. Como se
fosse um estágio de final de curso. Faça isto até vencer a
inibição.
Anime-se ! você vai
conseguir, é só começar.
O fato de você
haver comprado este livro, já me basta para acreditar em você.
Foi a tua fé que te
fez agir, e isto demonstra do quanto você é capaz. Eu acredito no
potencial que te foi
dado por Deus.
Você logo vai ver
do que é capaz. Há um espaço para você, tenha certeza disto.
Eu estou convicto de
que há uma “vaga” que só você poderá preencher. Não sei se
por
conta própria ou
empregado. O que realmente sei é que você é um filho ou uma filha
de
Deus, e que teu Pai
preparou algum lugar especial, próprio para a tua personalidade.
Este jeito seu,
especial, de realizar coisas, fique certo ou certa, que em algum
lugar está fazendo
falta. Encontre ou “crie” este lugar.
Não aceite a falsa
“seleção natural” perversa e mentirosa. Não se deixe levar por
mágoas,
ressentimentos, nem auto piedade. Nunca atente demais para os
obstáculos.
Concentre-se nas
“ferramentas” para a transposição.
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CONCEITOS SOBRE
VENDAS
Para o objetivo
deste livro, eu poderia dizer, que vender é “lembrar” ao
cliente,
que ele precisa,
deseja ou precisará de um determinado produto, e que você tem
justamente este
produto de que ele precisa, do jeito que ele quer e está ao seu
alcance
pela forma ou preço
que você vende.
O vendedor pode
provocar esta lembrança no cliente, quase ao mesmo tempo
em que provoca uma
necessidade, ou desperta interesse. Ex.: Um produto alimentício,
adequadamente
colocado em um balcão, e, um bom cartaz com palavras sugestivas,
destacando qualidade
e bom preço, despertam a atenção do cliente, ao mesmo tempo
que aguçam o desejo
de consumir. É a expressão “dar água na boca”. Isto mesmo,
faça
o cliente sentir
“água na boca” ainda que não seja um produto alimentício.
Vender não é
enganar, não é mentir, pelo contrário, é colocar diante do
cliente o
produto ou serviço,
o qual adquirido, aumentará sua “qualidade de vida”. Isto o leva
a
admitir que precisa
daquilo que você tem para oferecer, e que você é a pessoa mais
indicada para
satisfazer aquela necessidade. É verdade que há técnicas de
persuasão
enganosas, todavia
eu não classifico isto como vendas.
Vender é uma arte
que pode ser aprendida, vender é “conversar”, as vezes sem
palavras. Ex: um
cartaz “fala” sem palavras. É Comunicar !!!
Pode-se empregar
técnicas, que abram as portas e facilitem as coisas, mas sem
causar prejuízos ao
seu próximo e sem mentiras. Por isto aconselho, que você busque
vender, aquilo de
que as pessoas realmente precisam. Você terá o prazer de ganhar
seu sustento,
dignamente, cooperando para o bem estarde pessoas e famílias e
fazendo muitas
amizades.
Até a bíblia,
abençoa ao vendedor honesto, mas amaldiçoa o especulador
insensível.
"Ao que retém
o trigo o povo o amaldiçoa, mas benção haverá sobre a cabeça do
vendedor"
Provérbios 11.26
7
SOBRE A VOCAÇÃO
Sinceramente, acho
pouco provável que aquele humilde vendedor da esquina, o
qual dignamente
sustenta sua família, tenha nascido com vocação para vendas; e nem
que o tal teria
optado por aquela função caso tivesse oportunidades similares às
pessoas de classe
média.
Mas uma coisa eu
sei, essa pessoa pode não ter nascido com vocação para
sorveteiro,
sapateiro, pipoqueiro, verdureiro etc; mas também não nasceu com
vocação
para estelionatário,
nem ladrão, nem mendigo e nem para ver sua família passar
privações.
Embora acredite em
vocações, acredito, também, que o homem pode transpor
obstáculos, se
tiver fé em Deus e vontade de trabalhar honestamente.
Quem realmente
quiser se esforçará e vencerá, só não pode ficar esperando cair
do céu. É verdade
que Deus pode fazer milagres, mas talvez o milagre que ele queira
realizar seja em
você, amigo(a). Levar você a tomar uma atitude e sair em campo.
Acreditar e agir .
Cada um encontrará
o seu próprio método, a sua própria e livre maneira de
comunicar. Devendo
ficar restrito somente à ordem e à decência.
A sua verdadeira
vocação é ser vitorioso e vitoriosa, e fazer a diferença. No meio
de uma sociedade
corrompida, você vai brilhar de forma ética e honesta.
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QUE PRODUTO EU VOU
VENDER ?
Partindo do
pressuposto, que você tem uma certa quantia em dinheiro, ou tem
crédito, para
comprar por um preço razoável, no atacado, e vender com preço
atrativo.
(Não se esqueça
que há empréstimos populares, com juros mais adequados, em
bancos e outras
instituições. Banco do povo etc)
Vamos ao próximo
passo, e considerar alguns cuidados.
Primeiro procure
conhecer bem a sua clientela, nível social, preferências
culturais, poder
aquisitivo etc. De nada adiantaria, tentar vender caviar, numa certa
região onde as
pessoas raramente podem comprar um pedaço de queijo minas. Ou
tentar vender
produtos para automóveis, em local aonde não passem muitos
proprietários de
carros. Note que os camelôs vendem produtos para veículos nos
sinais
e estacionamentos,
porque não aprender com eles?
Isto porém não é
tão simples assim, há lugares, nos quais aparentemente não há
quantidade razoável
de clientes em potencial, mas pode haver naquela região uma
quantidade
considerável e que não está sendo atendida por outros vendedores e
comerciantes. Você
pode encomendar pesquisas, realizá-las você mesmo, observar,
perguntar, e em
alguns casos experimentar alguns dias.
Lembre-se que os
primeiros dias podem não ser tão favoráveis. É preciso
persistência para
formar sua clientela.
É bom lembrar,
ainda, que há produtos que podem ser vendidos para
classes muito
variadas de pessoas se tomado os devidos cuidados quanto a questões
de qualidade e
outras. Ex: certas pessoas com poder aquisitivo alto podem comprar
doces artesanais em
barracas de doceiros, mas só o farão, se ficarem satisfeitas com
questões como
higiene e estética, incluindo a aparência do vendedor, seu asseio
etc.
Estas normas que
valem para pessoas simples valem para você também .
Cuidado com o
aspecto visual do seu produto, deixe que ele fale por si mesmo o
quanto lhe seja
possível. Advirto todavia, ao leitor, que não deixe de vender o seu
produto, ainda que
não seja tão perfeito no visual, pois se for de boa qualidade e
tiver
realmente utilidade,
haverá sempre quem saiba dar o devido valor.
Depois você teria
que saber se já não há muitos vendedores daquele produto
naquela região,
embora haja casos em que isto seja favorável. Ex: Uma feira de
9
artesanatos, pode
atrair a atenção de muitos moradores de outros lugares, e o fato de
haver muitos
vendedores, acabar sendo bom para todos estes, pois sozinhos não
atrairiam tanta
gente.
Outro caso muito
conhecido é o de cidades, ruas, bairros e etc, que se tornam
famosos por um certo
tipo de produto. Atraem muita gente, as quais sabem que além de
ser fácil encontrar
o que querem, o preço é bom pois a concorrência é muito grande. É
preciso analisar
bem, pois isto não ocorre com qualquer produto nem em qualquer lugar
ou época.
Pesquise nos
mercadões, centros de abastecimento, ( Ceasa no Rio de Janeiro e
outros estados ),
shopping centers, galerias comerciais, lojas de atacado, shoppings
abertos (Saara no
Rio de Janeiro), ,jornais populares, encartes, catálogos comerciais,
internet e
fornecedores.
Veja o que está
sendo mais divulgado, observe os camelôs, o que estão
comprando, você
logo os reconhecerá ( muitos estarão embalando e fazendo
amarrados de suas
mercadorias no local onde compram). Observe também o que estão
vendendo em suas
barracas, fique de olho nos carrinhos de compras quando estiver
nos atacadistas,
ouça os vendedores orientando aos demais clientes, tente identificar
se
há uma mania do
momento ou um produto de época. Ex: na área de brinquedos há
época de ioiô,
bola de gude, pipas, produtos ligados à desenhos animados e
artistas,
etc.
O vendedor precisa
de informação, informação de qualidade. Seja observador.
Pergunte. Leia
muito, leia até as revistas das salas de espera. Assista programas
de tv
que te sejam por
consultoria. Ex: Tipo Pequenas Empresas Grandes Negócios e
similares. Nas tvs,
ligadas à educação, há muitos excelentes programas. Em quase
todos os canais
abertos há muita programação de qualidade, nesta área.
Busque entender o
“momento”. O que está acontecendo. O que estão
comprando. Quanto
estão podendo pagar. Você poderá achar grandes saídas, em
tempos de crise, se
agir desta forma.
Procure ouvir sua
clientela, adote o hábito de anotar pedidos de produtos que
você ainda não tem
para vender. E, se notar que muita gente procura um determinado
produto poderá ter
um bom indicativo.
Sobre atacados, é
bom ir com cautela, pois muitos se dizem atacadistas por
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venderem a
quantidade que o cliente quiser, mas não fazem diferença entre
preços para
pequenas ou grandes
quantidades, vendendo pelo preço de varejo para todos, e isto, a
maioria das vezes
não permitirá uma margem de lucro razoável.
Se possível compre
à vista suas mercadorias, pois em geral, o atacadista dará
um desconto, que
permitirá a você vender mais barato, ou ter um lucro maior. Além
do
que você não terá
preocupações com cheques para cobrir e coisas do tipo; isto evita o
estresse e permite
que toda sua energia esteja voltada para vendas. Mesmo com pouco
recurso para
investimento, é possível em certos casos, começar sem dívidas.
Houve uma certa
época em que eu fiz um investimento muito pequeno e iniciei
uma comercialização
de utensílios plásticos.
Isto começou quando
passando pelo centro da cidade, sempre alerta, observei
numa loja de
atacados um produto que eu nem conhecia na época, um porta shampoo
plástico. Observei
também, alguns camelôs que vendiam o mesmo produto, mais à
frente, na mesma
rua; perguntei do que se tratava e o preço. Voltei à loja, e
consultei
sobre a quantidade
mínima, e o preço no atacado para compra à vista em dinheiro. Eles
vendiam a partir de
uma dúzia, e o preço era menos que a metade do cobrado pelos
camelôs. Comprei
algumas dúzias daquela mercadoria, e, como tinha mais algum
dinheiro comprei
algumas outras em quantidade menor, com direito ao preço de atacado
por haver adquirido
a primeira em dúzias .
Eu fazia outro tipo
de vendas durante a semana e comecei a vender esta
mercadoria aos
sábados. Deu tão certo, e a quantidade de mercadorias cresceu
tanto,
que comprei outros
produtos, e em pouco tempo eu tinha muitos clientes e pessoas
revendendo para mim.
Afirmo sem medo de
errar, que assim como comecei esta venda com pouco
investimento, eu
poderia ter começado com menos e o resultado seria o mesmo. É
questão de ter fé
em Deus, acreditar que ele nos fez capazes e “colocar o pé na
estrada”.
Compre o mínimo
possível de uma mercadoria que não tenha certeza de que é
vendável, muitas
vezes o vendedor pensa uma coisa e a clientela outra. Não deixe seu
dinheiro parado. Só
invista naquilo que vende.
Nem sempre o que
está em promoção é bom, as vezes está mais barato
justamente porque
está encalhado, cuidado ao comprar.
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Vendi, em certa uma
ocasião, para pequenas lojas, produtos de bazar e
armarinhos. Eu
comprava no atacado, mercadorias de armarinho e bazar, pentes, lixa
de unha, escovas,
grampos, ralos, agulhas, linhas e muitas outras.Vendia muito bem e à
vista, pois eu
oferecia a eles a possibilidade de comprar na porta, qualquer
quantidade
que quisessem dos
produtos e entregava na hora.
Eu já levava os
produtos pois sabia o que eles comprariam, e lhes mostrava a
vantagem de
comprarem comigo, pois não ficariam com mercadoria encalhada durante
meses ou anos, como
ocorreria se comprassem em dúzias nos atacadistas.
Olhando o interior
da loja do cliente, enquanto conversava, eu identificava algum
produto encalhado,
que ali estivesse, fazia perguntas sobre quando havia sido
comprado e que
quantidade, e com isto lhe provava a vantagem do meu sistema de
vendas.
Mesmo que ficasse um
pouquinho mais caro do que nos fornecedores
atacadistas, o preço
que eu praticava era muito bom, e o meu cliente, com pequeno
investimento
comprava vários tipos de produtos, em pequena quantidade, que teriam
saída bem rápida,
naturalmente.
Sempre que lhe for
possível, tire os pedidos primeiro, e só compre o que já está
encomendado. Com o
passar do tempo isto não parecerá tão importante, pois a prática
te fará acertar na
maioria das vezes, mas cuidado com o excesso de confiança.
Conheça bem o seu
produto para descrever com precisão ao cliente. Aponte o
diferencial do
produto bem como características gerais.
Leve em conta
detalhes estéticos e funcionais. Considere bem, questões de
cores "da
moda", praticidade e conforto.
Você poderá, até
mesmo, ser um fornecedor para pequenos lojistas; comprando
no atacado algumas
dúzias e revendendo em pequenas quantidades.
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COMO VENDER ?
O contato inicial é
muito importante, cumprimente com gentileza, sorrindo
levemente, seja
natural, não precisa forçar nada, nem a voz, em conversas pessoais.
Aumentar um pouco a
voz, só em casos de divulgações para grupos de pessoas,
auditórios etc, sem
se tornar desagradável, você certamente já viu, aquele chato que
vende na condução,
que pensa que é muito engraçado.
Não demore muito a
falar sobre o seus produtos quando abordar a pessoa. Não
precisa enrolar, um
cumprimento cordial e vá ao assunto principal.
Não grite, nem fale
muito baixo nas vendas corpo a corpo. Fale com clareza.
Faça-se
compreender.
Como se tivesse
levando àquela pessoa a melhor notícia que jamais poderia
ouvir. Mas tão
simples como quem pede um copo com água.
Há um ponto de
equilíbrio poderoso e irresistível entre a “força” e a
“simplicidade”,
que é a marca das grandes personalidades.
Falo das verdadeiras
grandes personalidades, não daquelas forjadas pela mídia.
Tenho plena
convicção que qualquer pessoa sincera, que seja perseverante,
poderá no mínimo
se aproximar do ponto ideal o suficiente para vender, e muito.
O meu conselho é:
naturalidade, segurança, força e simplicidade. O cliente paga
pelo produto, mas,
paga também por alguns momentos excelentes, da atenção que
você lhe dá. Sua
presença e amizade lhe fazem sentir-se bem.
Quando for vender à
grupos de pessoas, auditórios etc, deve procurar se fazer
ouvir, mas sem
exagerar. O importante é ser bem compreendido. Certamente você já
viu aquele sujeito
típico, que passa vendendo algo, e você não sabe o que e nem por
quanto. É dever do
vendedor fazer com que saibam o que está vendendo, comunicar
bem é se fazer
entender.
Cuide bem da sua
voz, se possível, faça um curso de impostação voltado para
profissionais de
vendas. Procure ao menos ler sobre isto e treinar o quanto possa. Uma
boa voz é muito
importante para o vendedor.
Ressalte as
qualidades do seu produto mas não exagere, exceto em tom de
brincadeira e sem
excessos. Ex: “ É o tamanho ideal para a prateleira de geladeiras,
e
suas clientes vão
gostar das cores com toda certeza ”.
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Conduza o cliente a
se imaginar revendendo ou usufruindo daquela mercadoria,
Ex: “Pense no
descanso e tranquilidade que isto trará para você e sua família”.
Faça
gestos adequados,
realçando suas afirmações mais importantes. Não exagere,
entretanto.
Mostre as possíveis
perdas em não comprar, mas de forma não desagradável e
nem intrometida.
Jamais menospreze o cliente, pelo contrário faça-o sentir-se bem
com
a tua presença. Se
possível conduza-o a tirar conclusões , ele vai sentir-se
satisfeito e
relaxado, isto
facilitará a sua venda.
Quando for venda em
ponto fixo coloque cartazes sugestivos, se possível feito
por profissionais,
em lugares visíveis. Ponha algo que chame a atenção, faça um
desenho colorido, se
tiver uma embalagem atraente aproveite mesmo vazia. Use outros
artifícios que
possam atrair a atenção ,mas sem apelar.
Caso possa comprar,
ou fazer, uma boa imitação do produto pode ser útil
também. Por
exemplo: Quem vende sorvetes costuma colocar um sorvete de isopor ou
fibra de vidro em
bom local, para que seja visto de longe.
Há pessoas que
estão vendendo certos produtos, que ninguém sabe o que é, e
põe o nome com
letras tão pequenas que não dá para ler.
Faça o teste você
mesmo, observe, se de fato, seu anúncio é eficiente, se
mesmo pessoas com
dificuldades, normais, de visão, conseguirão entender.
Destaque os preços
baixos e as promoções.
Sorria mesmo em
negativas, agradeça e se despeça. Deixe o terreno
preparado, este é o
cliente de amanhã.
Seja criativo mas
não use apelação. A falta de criatividade e capacidade é que
leva a apelações.
É muito difícil produzir com qualidade, dá trabalho, por isto a
maioria
apela.
Comece com
empreendimentos adequados ao seu momento, mas pensando e
projetando um futuro
bem próximo de grandes realizações.
A questão do pensar
positivo ou negativo não é questão mística mas
psicológica. Caso
você não se veja, naturalmente, em condição vitoriosa , suas
ações e
reações não serão
adequadas à obtenção daquilo que você quer.
14
Não precisa fazer
nenhum tipo de meditação especial, o que vai contar é o dia a
dia da sua prática,
ainda que venham pensamentos negativos, tome atitudes corretas e
ponto final.
Quem planta colhe.
Se o agricultor semear sua semente mesmo que esteja
pessimista, não vai
ser o sentimento ou pensamento negativo que vai impedir ou
prejudicar a
germinação e frutificação. O pensamento negativo só pode
imobilizar
o próprio
agricultor, e se ele o permitir.
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MERCADO E VENDAS
Por mais simples que
seja o negócio que se pretende iniciar, há informações
essenciais de que
não se pode abrir mão.
Para obter tais
informações é preciso um estudo de mercado para o tipo de
produto que se vai
vender. Na falta de condições para contratar um profissional
especializado para
tal, o próprio leitor terá que realizar este estudo.
Estas informações
dizem respeito ao consumidor , fornecedor e concorrência e
são:
Primeiro procurar
conhecer bem a sua clientela
1. Poder de compra -
a forma como vão lhe pagar , etc
2. Questões
culturais - há costumes difíceis de mudar, inovações nem sempre
serão
bem vindas
3. Se são
cumpridores de seus compromissos financeiros. Conforme a condição
do
seu mercado
consumidor , seria útil você fazer uma análise mais profunda (
raio-x ) e
chegar até ao
consumidor final, até para orientar o seu cliente que muitas vezes
desconhece o
potencial para certo tipo de produto ou tem receio de novidades. Isto
pode ser feito
direta ou indiretamente. Podendo experimentar alguns produtos
especiais
deixando-os em
consignação por um prazo.
Verificar se há
outros fabricantes ou fornecedores do produto naquela região
1. Qual o nível de
satisfação dos clientes em relação a eles.
2. Qual será o seu
diferencial - preço , prazo de pagamento , prazo
de entrega
,qualidade , garantias , empréstimo de suportes para exposição do
produto ,
cartazes etc
3. Seja profissional
mas não desleal.
Avaliar fornecedores
Preço , entrega ,
prazo , qualidade , atendimento , outros
Estimar a demanda (
procura) existente e potencial para aumento.Verificar se há
boa possibilidade,
prática e honesta, de incentivar aumento de demanda. Sei por
experiência que com
gentileza , honestidade , paciência , qualidade e preço condizente,
sempre haverá
mercado.
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Já aconteceu
comigo, algumas vezes, de comerciantes que compravam de
fabricantes de
grande porte me concederem uma cota mensal ou passarem a revezar
as compras .
Estabeleça metas e
planeje segundo elas, fazendo os ajustes necessários à
realidade do
momento. Mas não desista dos seus projetos.
Trate com atenção
a questão da divulgação do seu produto.
Valorize sua marca
ou nome agindo sempre com lealdade em relação a todos.
Ninguém é perfeito
mas faça o melhor que puder.
Conheça muito bem o
seu produto. Busque informações sobre aquilo que você
pretende vender.
17
ALGUNS EXEMPLOS DE
NEGÓCIOS
1. VENDAS DE TAPETES
DE SALA E BEIRA DE CAMA .
Existem atacadistas,
que vendem em pouca quantidade estes produtos, e com preço
muito baixo.
Chegando às vezes a custar metade do preço do varejo com qualidade
e visual que não se
encontra em qualquer loja.
2. VENDAS DE
MIUDEZAS DE ARMARINHO E BAZAR EM GERAL
Em qualquer cidade
grande há lojas de atacados para estes produtos, não compre
além do mínimo
obrigatório , exceto se tiver muita certeza de que vende rápido.
3. VENDAS DE
VASSOURAS E PRODUTOS SIMILARES
Nos fornecedores, de
matéria prima para fabricação de vassouras, geralmente estes
produtos prontos,
tem preço razoável, que lhe renderão muito se você os revender
para
usuários que
comprem em quantidades tais como. Açougues, restaurantes ,
marmorarias, postos
de gasolina, fazendas, sítios, escolas, lojas em geral, oficinas,
igrejas etc. Isto dá
muito dinheiro se você souber trabalhar.
4.VENDAS DE TEMPEROS
Alho, cominho, caldo
de galinha e etc.
Muito fácil e
barato de comprar nos centros de abastecimento. Pode comprar já
embalado ou à
granel, que sai até bem mais barato, em geral. Você mesmo pode
embalar, grampeando
um papel na parte aberta do saquinho. Venda para lojistas
de pequenos
estabelecimentos principalmente.
5. ROUPAS PESSOAIS
Sempre vendável,
desde que o preço seja razoável, esteja na moda e tenha aspecto
muito bom. Há
muitos atacadistas e até cidades que vivem em função de vestuário
e vendem muito
barato. Você poderá também procurar pequenas confecções que
estão iniciando com
produto de boa aceitação e representá-los.
6. FORNECIMENTO PARA
CANTINAS
Salgados e lanches
diversos. Poderá se associar com pessoas que saibam fazer
salgados e doces e
faturar muito. Há pessoas que fazem produtos excelentes, mas
não tem coragem
para vender.
7.QUADROS DE PAREDE
A PREÇOS POPULARES
Os atacados vendem
os quadros muito baratos .
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8.PRODUTOS DE ÉPOCA
Enfeites de natal,
páscoa e etc.
9.OVOS DE PÁSCOA
Fabrique-os você
mesmo, ou compre-os de fabricantes caseiros. Mas com excelente
qualidade.
10.IOGURTES
Em kits que você
mesmo pode montar comprando nos mercadões e atacados.
11. CATÁLOGOS.
Remédios, perfumes,
e outros.
12. SEBOS.
Livros e revistas
usados.
13.ALIMENTOS EM
GERAL
Um exemplo que tem
dado certo em alguns lugares é venda de sobremesas. Saladas
de fruta, pudins,
mousse de chocolate gelado, doces caseiros etc. Você pode
montar uma equipe de
vendas, treiná-la , e faturar muito. Faça o melhor que puder
quanto à higiene e
ao padrão visual, cole até etiquetas apropriadas na embalagem,
se possível.
14.VERDURAS , FRUTAS
, PEIXES , LINGUIÇA, OVOS ETC
Os centros de
abastecimento vendem muito barato, as verduras principalmente.
Não exagere na
quantidade de compra nos primeiros dias.
15.ARTESANATOS
Você pode comprar
pronto ou semi acabado , existem lojas que vendem belos
artesanatos de
madeira sem pintura, bem baratos, você poderá fazer o acabamento
com verniz , tinta
etc. Seja criativo inove. Um detalhe a mais pode fazer a
diferença.
16. BRINQUEDOS E
ARTIGOS INFANTIS
17. PLANOS DE SAÚDE
18. PRODUTOS
NATURAIS
19. EMPRÉSTIMOS
20. SEGUROS
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Use sua
criatividade, há muitas possibilidades. Você poderá até mesmo, se
oferecer para vender
para outros vendedores e comerciantes, sem ter vínculos
empregatícios,
recebendo uma parte da comissão ou do lucro.
Houve uma
determinada época, em que eu pagava comissão para uma pessoa, e
recebia comissão
desta mesma pessoa.
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CUIDADOS
1. Conserve sempre a
nota fiscal do produto consigo. Evita problemas com a
fiscalização.
2. Antes de ir
comprar, no atacado, de uma olhada no comércio varejista, veja os
preços e o que está
vendendo bem. Verificar os preços no varejo é muito importante,
para que você possa
comparar com os preços do atacado, no qual vai comprar, e saber
se dá para lucrar.
3. Lembre-se que
você poderá ter despesas extras, gasolina, refeições, embalagens,
luz, gás e outras.
4. Se for vender à
prazo, você certamente terá que aumentar um pouco o preço,
pois terá que
cobrir possíveis prejuízos atrasos, calotes e ganhar algo pelo
financiamento que
está fazendo. Mas não exagere.
5. Calcule sempre
quantas unidades rende o seu produto, e multiplique pelo valor de
revenda da unidade,
para saber se a margem de lucro é aceitável. Mas não se
preocupe tanto com a
margem de lucro mas com o que você vai realmente ganhar
em dinheiro.
6. Entenda bem,
lucro não é pecado, é na verdade o pagamento pelo seu trabalho.
Mas todo o exagero
torna-se um mal, seja equilibrado e tão justo quanto lhe seja
possível.
7. Observe sempre
questões de higiene.
8. Torne-se
conhecido como uma pessoa honesta, gentil, respeitadora e
trabalhadora.Você
terá muito a lucrar.
9. Nas vendas à
prazo, procure informações sobre possíveis clientes, escolha com
cuidado a quem
perguntar e jamais divulgue a informação, se ela for negativa. Peça
indicações aos
bons clientes.
10. Dê brindes
sempre que possível, especialmente fim de ano. Nem que seja um
calendário de
bolso. Cuidado com o custo do brinde.
11. Boa aparência e
higiene pessoal são muito importantes.
12. Uma consulta ao
Sebrae, certamente irá lhe ajudar.
13. Não esqueça
dos empréstimos populares caso precise de dinheiro para começar
, os juros são mais
baixos neste caso . Não pegue dinheiro com agiotas.
21
14. Seja sempre
gentil , sincero e atencioso .
15. Quando for
possível legalize seu negócio, analise questões de exigências
legais.
16. Fuja de toda
proposta desonesta , você vai vencer pelo trabalho.
17. Não fale sobre
sobre seus projetos com qualquer um. Cuidado !!! Há pessoas muito
negativas e podem te
desanimar.
22
FORNECEDORES
PRIMU’S RIO
-ATACADOS EM GERAL
Rua Isidro Rocha
1048-Vigário Geral - tel (21)33717452
MERCADÃO DE
MADUREIRA- ATACADO E VAREJO
Estação Magno de
Carvalho -Madureira-Rio
SAARA-DIVERSAS LOJAS
Rua da Alfândega e
adjacências - Centro -Rio
FOLHEADOS
Av Automóvel Club
2436 sl 101- Vilar dos Teles -São João de Meriti
tel (21)30690361
STTIL (21)30182878
JEANS (21) 24712746
BELEZA
Av Edgar Romero 46
Madureira (21) 31818166
ROUPAS
www.opontodasfábricas.com.br
(21)22602204
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PROMOCIONAL
Se você desejar
vender pela internet clique nas opções abaixo e veja estes sites.
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legalizar o negócio. Qualquer pessoa pode vender.
Para pessoas
físicas ou jurídica
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2004
AUTOR : A.Reis
Co- autoria : L.Reis
Toda a Glória ao
Senhor Jesus Cristo
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