VOCÊ TAMBÉM PODE VENDER
TÉCNICAS PRÁTICAS E EFICAZES
COMPROVADAS
Em vendas e negócios em geral
A.Reis
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Você também pode vender.
Conceitos confirmados em muitos anos de experiência.
Testados e aprovados, pelo autor e por outros.
Serve para qualquer tipo de vendas e negócios.
A.Reis
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SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. PARA OS QUE SE ACHAM TÍMIDOS
3. CONCEITOS SOBRE VENDAS
4. SOBRE A VOCAÇÃO
5. QUE PRODUTO VENDER ?
6. COMO VENDER ?
7. MERCADO E VENDAS
8. ALGUNS EXEMPLOS DE NEGÓCIOS
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INTRODUÇÃO
Este livro foi escrito, especialmente, para você amigo(a), que ainda não é um
profissional na área de vendas. Você que já exerce alguma atividade em vendas mas
sente que precisa de preparação mais adequada. Ou que ainda irá começar. Nele eu
converso contigo, numa linguagem simples e agradável, e passo conhecimentos da
minha própria experiência. Você vai aprender a vender de forma intuitiva e na prática
este conhecimento fluirá naturalmente.
Editamos de forma à facilitar ao leitor que enfrenta maiores dificuldades em
estudar. Absorva parágrafo por parágrafo, "mingau quente se come pela beirada do
prato".
Além da experiência minha e da minha esposa , co- autora deste livro, temos tido
a grata satisfação, de ver amigos nossos pondo em prática estes conhecimentos, e
obtendo grande retorno em suas atividades relacionadas à vendas e também ao
comércio em geral.
Um destes amigos nos visita com frequência para ouvir conselhos sobre vendas,
e coloca em prática no dia à dia de suas atividades. Ele não quer mais trabalhar
empregado, pois tem alcançado seus objetivos vendendo e está progredindo cada dia
mais, chegando mesmo a industrializar alguns produtos, e embalar produtos comprados
a granel. Sem fazer grandes investimentos e sem ficar devendo a quem quer que seja.
Tenho plena convicção, que todo ser humano é capaz de vender. A questão, é
que alguns precisam ser um pouco mais pacientes consigo mesmos e se darem mais
chances de praticar. Por outro lado, é preciso ficar atento às boas oportunidades e usar
a sua criatividade nelas; honestamente e com toda a dedicação.
Não podem concordar de forma alguma com o desânimo, nem com o
pensamento de que não tem vocação ou não são capazes. Isto se consegue agindo. A
ação será sua arma nesta batalha. Planeje sua ação e a execute.
Você deverá, também, predispor o seu coração para situações adversas e para
respostas negativas, devendo entender que todos os demais vendedores passam por
isto, e que são coisas da própria existência humana. São experiências do cotidiano em
casa, no comércio etc. Os empregados, nas mais diversas funções, passam por estes
problemas diariamente. Pense bem se não é assim.
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Tenho muitos anos de experiência nesta área, vendo desde os treze anos. Em
algumas épocas da minha vida já vendi: plano de previdência, livros em livrarias, roupas
de porta em porta, cesta básica, tapetes, plano de saúde, vassouras no atacado,
utilidades domésticas, e talvez tenha esquecido alguma coisa, lá se vão trinta e tantos
anos.
Mas preciso te dizer uma coisa, todas as vezes que comecei um novo negócio,
lutei contra a timidez e o desânimo. Mas tem o seguinte, não me deixei vencer por eles,
enfrentei-os decididamente. As dificuldades são comuns a todos, mas a vitória aos que
perseveram.
Tenha plena certeza, de que se você realmente precisar e decidir vender, você
poderá, se acreditar naquilo que estamos conversando e puser em prática.
Leia com calma sem procurar decorar, de vez em quando volte à leitura, para aos
poucos ir fixando as instruções .
Escrevo visando orientar aos que ainda não são profissionais. Para todos os tipos
de vendas. Para todos os níveis de conhecimento.
Determinados conselhos serão para um tipo específico de negócio, você deverá
ler tudo e ver quais se encaixam no seu ramo. Todavia, muitos dos ensinamentos que
não se aplicam diretamente ao seu caso, também servirão para ampliar seu
entendimento, e lhes serão de grande proveito.
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E OS QUE SE ACHAM TÍMIDOS ?
Os que se acham tímidos podem começar, por treinamento, com tipos de vendas
em que os clientes venham a você atraídos por propagandas ou exposição de produtos
que “falem” por si mesmos.
Utilize um bom panfleto, faixa ou cartaz ; os pintores de faixas cobram bem
barato por uma faixa pequena. O produto atraindo ao cliente vai lhe ajudar muito no
começo. Pois o cliente é quem se dirigirá ao vendedor, para perguntar ou pedir. Com
isto você vencerá a timidez.
Se o preço do produto for convidativo, divulgue-o com grandes cartazes, bem
escritos. Não precisa ser profissional para saber que isto atrai clientela. Muitos clientes
sentem vergonha de perguntar o preço.
Faça isto por exercício, nem que seja como auxiliar de um vendedor mais
experiente. Como se fosse um estágio de final de curso. Faça isto até vencer a inibição.
Anime-se ! você vai conseguir, é só começar.
O fato de você haver comprado este livro, já me basta para acreditar em você.
Foi a tua fé que te fez agir, e isto demonstra do quanto você é capaz. Eu acredito no
potencial que te foi dado por Deus.
Você logo vai ver do que é capaz. Há um espaço para você, tenha certeza disto.
Eu estou convicto de que há uma “vaga” que só você poderá preencher. Não sei se por
conta própria ou empregado. O que realmente sei é que você é um filho ou uma filha de
Deus, e que teu Pai preparou algum lugar especial, próprio para a tua personalidade.
Este jeito seu, especial, de realizar coisas, fique certo ou certa, que em algum
lugar está fazendo falta. Encontre ou “crie” este lugar.
Não aceite a falsa “seleção natural” perversa e mentirosa. Não se deixe levar por
mágoas, ressentimentos, nem auto piedade. Nunca atente demais para os obstáculos.
Concentre-se nas “ferramentas” para a transposição.
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CONCEITOS SOBRE VENDAS
Para o objetivo deste livro, eu poderia dizer, que vender é “lembrar” ao cliente,
que ele precisa, deseja ou precisará de um determinado produto, e que você tem
justamente este produto de que ele precisa, do jeito que ele quer e está ao seu alcance
pela forma ou preço que você vende.
O vendedor pode provocar esta lembrança no cliente, quase ao mesmo tempo
em que provoca uma necessidade, ou desperta interesse. Ex.: Um produto alimentício,
adequadamente colocado em um balcão, e, um bom cartaz com palavras sugestivas,
destacando qualidade e bom preço, despertam a atenção do cliente, ao mesmo tempo
que aguçam o desejo de consumir. É a expressão “dar água na boca”. Isto mesmo, faça
o cliente sentir “água na boca” ainda que não seja um produto alimentício.
Vender não é enganar, não é mentir, pelo contrário, é colocar diante do cliente o
produto ou serviço, o qual adquirido, aumentará sua “qualidade de vida”. Isto o leva a
admitir que precisa daquilo que você tem para oferecer, e que você é a pessoa mais
indicada para satisfazer aquela necessidade. É verdade que há técnicas de persuasão
enganosas, todavia eu não classifico isto como vendas.
Vender é uma arte que pode ser aprendida, vender é “conversar”, as vezes sem
palavras. Ex: um cartaz “fala” sem palavras. É Comunicar !!!
Pode-se empregar técnicas, que abram as portas e facilitem as coisas, mas sem
causar prejuízos ao seu próximo e sem mentiras. Por isto aconselho, que você busque
vender, aquilo de que as pessoas realmente precisam. Você terá o prazer de ganhar
seu sustento, dignamente, cooperando para o bem estarde pessoas e famílias e
fazendo muitas amizades.
Até a bíblia, abençoa ao vendedor honesto, mas amaldiçoa o especulador
insensível.
"Ao que retém o trigo o povo o amaldiçoa, mas benção haverá sobre a cabeça do
vendedor" Provérbios 11.26
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SOBRE A VOCAÇÃO
Sinceramente, acho pouco provável que aquele humilde vendedor da esquina, o
qual dignamente sustenta sua família, tenha nascido com vocação para vendas; e nem
que o tal teria optado por aquela função caso tivesse oportunidades similares às
pessoas de classe média.
Mas uma coisa eu sei, essa pessoa pode não ter nascido com vocação para
sorveteiro, sapateiro, pipoqueiro, verdureiro etc; mas também não nasceu com vocação
para estelionatário, nem ladrão, nem mendigo e nem para ver sua família passar
privações.
Embora acredite em vocações, acredito, também, que o homem pode transpor
obstáculos, se tiver fé em Deus e vontade de trabalhar honestamente.
Quem realmente quiser se esforçará e vencerá, só não pode ficar esperando cair
do céu. É verdade que Deus pode fazer milagres, mas talvez o milagre que ele queira
realizar seja em você, amigo(a). Levar você a tomar uma atitude e sair em campo.
Acreditar e agir .
Cada um encontrará o seu próprio método, a sua própria e livre maneira de
comunicar. Devendo ficar restrito somente à ordem e à decência.
A sua verdadeira vocação é ser vitorioso e vitoriosa, e fazer a diferença. No meio
de uma sociedade corrompida, você vai brilhar de forma ética e honesta.
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QUE PRODUTO EU VOU VENDER ?
Partindo do pressuposto, que você tem uma certa quantia em dinheiro, ou tem
crédito, para comprar por um preço razoável, no atacado, e vender com preço atrativo.
(Não se esqueça que há empréstimos populares, com juros mais adequados, em
bancos e outras instituições. Banco do povo etc)
Vamos ao próximo passo, e considerar alguns cuidados.
Primeiro procure conhecer bem a sua clientela, nível social, preferências
culturais, poder aquisitivo etc. De nada adiantaria, tentar vender caviar, numa certa
região onde as pessoas raramente podem comprar um pedaço de queijo minas. Ou
tentar vender produtos para automóveis, em local aonde não passem muitos
proprietários de carros. Note que os camelôs vendem produtos para veículos nos sinais
e estacionamentos, porque não aprender com eles?
Isto porém não é tão simples assim, há lugares, nos quais aparentemente não há
quantidade razoável de clientes em potencial, mas pode haver naquela região uma
quantidade considerável e que não está sendo atendida por outros vendedores e
comerciantes. Você pode encomendar pesquisas, realizá-las você mesmo, observar,
perguntar, e em alguns casos experimentar alguns dias.
Lembre-se que os primeiros dias podem não ser tão favoráveis. É preciso
persistência para formar sua clientela.
É bom lembrar, ainda, que há produtos que podem ser vendidos para
classes muito variadas de pessoas se tomado os devidos cuidados quanto a questões
de qualidade e outras. Ex: certas pessoas com poder aquisitivo alto podem comprar
doces artesanais em barracas de doceiros, mas só o farão, se ficarem satisfeitas com
questões como higiene e estética, incluindo a aparência do vendedor, seu asseio etc.
Estas normas que valem para pessoas simples valem para você também .
Cuidado com o aspecto visual do seu produto, deixe que ele fale por si mesmo o
quanto lhe seja possível. Advirto todavia, ao leitor, que não deixe de vender o seu
produto, ainda que não seja tão perfeito no visual, pois se for de boa qualidade e tiver
realmente utilidade, haverá sempre quem saiba dar o devido valor.
Depois você teria que saber se já não há muitos vendedores daquele produto
naquela região, embora haja casos em que isto seja favorável. Ex: Uma feira de
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artesanatos, pode atrair a atenção de muitos moradores de outros lugares, e o fato de
haver muitos vendedores, acabar sendo bom para todos estes, pois sozinhos não
atrairiam tanta gente.
Outro caso muito conhecido é o de cidades, ruas, bairros e etc, que se tornam
famosos por um certo tipo de produto. Atraem muita gente, as quais sabem que além de
ser fácil encontrar o que querem, o preço é bom pois a concorrência é muito grande. É
preciso analisar bem, pois isto não ocorre com qualquer produto nem em qualquer lugar
ou época.
Pesquise nos mercadões, centros de abastecimento, ( Ceasa no Rio de Janeiro e
outros estados ), shopping centers, galerias comerciais, lojas de atacado, shoppings
abertos (Saara no Rio de Janeiro), ,jornais populares, encartes, catálogos comerciais,
internet e fornecedores.
Veja o que está sendo mais divulgado, observe os camelôs, o que estão
comprando, você logo os reconhecerá ( muitos estarão embalando e fazendo
amarrados de suas mercadorias no local onde compram). Observe também o que estão
vendendo em suas barracas, fique de olho nos carrinhos de compras quando estiver
nos atacadistas, ouça os vendedores orientando aos demais clientes, tente identificar se
há uma mania do momento ou um produto de época. Ex: na área de brinquedos há
época de ioiô, bola de gude, pipas, produtos ligados à desenhos animados e artistas,
etc.
O vendedor precisa de informação, informação de qualidade. Seja observador.
Pergunte. Leia muito, leia até as revistas das salas de espera. Assista programas de tv
que te sejam por consultoria. Ex: Tipo Pequenas Empresas Grandes Negócios e
similares. Nas tvs, ligadas à educação, há muitos excelentes programas. Em quase
todos os canais abertos há muita programação de qualidade, nesta área.
Busque entender o “momento”. O que está acontecendo. O que estão
comprando. Quanto estão podendo pagar. Você poderá achar grandes saídas, em
tempos de crise, se agir desta forma.
Procure ouvir sua clientela, adote o hábito de anotar pedidos de produtos que
você ainda não tem para vender. E, se notar que muita gente procura um determinado
produto poderá ter um bom indicativo.
Sobre atacados, é bom ir com cautela, pois muitos se dizem atacadistas por
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venderem a quantidade que o cliente quiser, mas não fazem diferença entre preços para
pequenas ou grandes quantidades, vendendo pelo preço de varejo para todos, e isto, a
maioria das vezes não permitirá uma margem de lucro razoável.
Se possível compre à vista suas mercadorias, pois em geral, o atacadista dará
um desconto, que permitirá a você vender mais barato, ou ter um lucro maior. Além do
que você não terá preocupações com cheques para cobrir e coisas do tipo; isto evita o
estresse e permite que toda sua energia esteja voltada para vendas. Mesmo com pouco
recurso para investimento, é possível em certos casos, começar sem dívidas.
Houve uma certa época em que eu fiz um investimento muito pequeno e iniciei
uma comercialização de utensílios plásticos.
Isto começou quando passando pelo centro da cidade, sempre alerta, observei
numa loja de atacados um produto que eu nem conhecia na época, um porta shampoo
plástico. Observei também, alguns camelôs que vendiam o mesmo produto, mais à
frente, na mesma rua; perguntei do que se tratava e o preço. Voltei à loja, e consultei
sobre a quantidade mínima, e o preço no atacado para compra à vista em dinheiro. Eles
vendiam a partir de uma dúzia, e o preço era menos que a metade do cobrado pelos
camelôs. Comprei algumas dúzias daquela mercadoria, e, como tinha mais algum
dinheiro comprei algumas outras em quantidade menor, com direito ao preço de atacado
por haver adquirido a primeira em dúzias .
Eu fazia outro tipo de vendas durante a semana e comecei a vender esta
mercadoria aos sábados. Deu tão certo, e a quantidade de mercadorias cresceu tanto,
que comprei outros produtos, e em pouco tempo eu tinha muitos clientes e pessoas
revendendo para mim.
Afirmo sem medo de errar, que assim como comecei esta venda com pouco
investimento, eu poderia ter começado com menos e o resultado seria o mesmo. É
questão de ter fé em Deus, acreditar que ele nos fez capazes e “colocar o pé na
estrada”.
Compre o mínimo possível de uma mercadoria que não tenha certeza de que é
vendável, muitas vezes o vendedor pensa uma coisa e a clientela outra. Não deixe seu
dinheiro parado. Só invista naquilo que vende.
Nem sempre o que está em promoção é bom, as vezes está mais barato
justamente porque está encalhado, cuidado ao comprar.
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Vendi, em certa uma ocasião, para pequenas lojas, produtos de bazar e
armarinhos. Eu comprava no atacado, mercadorias de armarinho e bazar, pentes, lixa
de unha, escovas, grampos, ralos, agulhas, linhas e muitas outras.Vendia muito bem e à
vista, pois eu oferecia a eles a possibilidade de comprar na porta, qualquer quantidade
que quisessem dos produtos e entregava na hora.
Eu já levava os produtos pois sabia o que eles comprariam, e lhes mostrava a
vantagem de comprarem comigo, pois não ficariam com mercadoria encalhada durante
meses ou anos, como ocorreria se comprassem em dúzias nos atacadistas.
Olhando o interior da loja do cliente, enquanto conversava, eu identificava algum
produto encalhado, que ali estivesse, fazia perguntas sobre quando havia sido
comprado e que quantidade, e com isto lhe provava a vantagem do meu sistema de
vendas.
Mesmo que ficasse um pouquinho mais caro do que nos fornecedores
atacadistas, o preço que eu praticava era muito bom, e o meu cliente, com pequeno
investimento comprava vários tipos de produtos, em pequena quantidade, que teriam
saída bem rápida, naturalmente.
Sempre que lhe for possível, tire os pedidos primeiro, e só compre o que já está
encomendado. Com o passar do tempo isto não parecerá tão importante, pois a prática
te fará acertar na maioria das vezes, mas cuidado com o excesso de confiança.
Conheça bem o seu produto para descrever com precisão ao cliente. Aponte o
diferencial do produto bem como características gerais.
Leve em conta detalhes estéticos e funcionais. Considere bem, questões de
cores "da moda", praticidade e conforto.
Você poderá, até mesmo, ser um fornecedor para pequenos lojistas; comprando
no atacado algumas dúzias e revendendo em pequenas quantidades.
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COMO VENDER ?
O contato inicial é muito importante, cumprimente com gentileza, sorrindo
levemente, seja natural, não precisa forçar nada, nem a voz, em conversas pessoais.
Aumentar um pouco a voz, só em casos de divulgações para grupos de pessoas,
auditórios etc, sem se tornar desagradável, você certamente já viu, aquele chato que
vende na condução, que pensa que é muito engraçado.
Não demore muito a falar sobre o seus produtos quando abordar a pessoa. Não
precisa enrolar, um cumprimento cordial e vá ao assunto principal.
Não grite, nem fale muito baixo nas vendas corpo a corpo. Fale com clareza.
Faça-se compreender.
Como se tivesse levando àquela pessoa a melhor notícia que jamais poderia
ouvir. Mas tão simples como quem pede um copo com água.
Há um ponto de equilíbrio poderoso e irresistível entre a “força” e a
“simplicidade”, que é a marca das grandes personalidades.
Falo das verdadeiras grandes personalidades, não daquelas forjadas pela mídia.
Tenho plena convicção que qualquer pessoa sincera, que seja perseverante,
poderá no mínimo se aproximar do ponto ideal o suficiente para vender, e muito.
O meu conselho é: naturalidade, segurança, força e simplicidade. O cliente paga
pelo produto, mas, paga também por alguns momentos excelentes, da atenção que
você lhe dá. Sua presença e amizade lhe fazem sentir-se bem.
Quando for vender à grupos de pessoas, auditórios etc, deve procurar se fazer
ouvir, mas sem exagerar. O importante é ser bem compreendido. Certamente você já
viu aquele sujeito típico, que passa vendendo algo, e você não sabe o que e nem por
quanto. É dever do vendedor fazer com que saibam o que está vendendo, comunicar
bem é se fazer entender.
Cuide bem da sua voz, se possível, faça um curso de impostação voltado para
profissionais de vendas. Procure ao menos ler sobre isto e treinar o quanto possa. Uma
boa voz é muito importante para o vendedor.
Ressalte as qualidades do seu produto mas não exagere, exceto em tom de
brincadeira e sem excessos. Ex: “ É o tamanho ideal para a prateleira de geladeiras, e
suas clientes vão gostar das cores com toda certeza ”.
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Conduza o cliente a se imaginar revendendo ou usufruindo daquela mercadoria,
Ex: “Pense no descanso e tranquilidade que isto trará para você e sua família”. Faça
gestos adequados, realçando suas afirmações mais importantes. Não exagere,
entretanto.
Mostre as possíveis perdas em não comprar, mas de forma não desagradável e
nem intrometida. Jamais menospreze o cliente, pelo contrário faça-o sentir-se bem com
a tua presença. Se possível conduza-o a tirar conclusões , ele vai sentir-se satisfeito e
relaxado, isto facilitará a sua venda.
Quando for venda em ponto fixo coloque cartazes sugestivos, se possível feito
por profissionais, em lugares visíveis. Ponha algo que chame a atenção, faça um
desenho colorido, se tiver uma embalagem atraente aproveite mesmo vazia. Use outros
artifícios que possam atrair a atenção ,mas sem apelar.
Caso possa comprar, ou fazer, uma boa imitação do produto pode ser útil
também. Por exemplo: Quem vende sorvetes costuma colocar um sorvete de isopor ou
fibra de vidro em bom local, para que seja visto de longe.
Há pessoas que estão vendendo certos produtos, que ninguém sabe o que é, e
põe o nome com letras tão pequenas que não dá para ler.
Faça o teste você mesmo, observe, se de fato, seu anúncio é eficiente, se
mesmo pessoas com dificuldades, normais, de visão, conseguirão entender.
Destaque os preços baixos e as promoções.
Sorria mesmo em negativas, agradeça e se despeça. Deixe o terreno
preparado, este é o cliente de amanhã.
Seja criativo mas não use apelação. A falta de criatividade e capacidade é que
leva a apelações. É muito difícil produzir com qualidade, dá trabalho, por isto a maioria
apela.
Comece com empreendimentos adequados ao seu momento, mas pensando e
projetando um futuro bem próximo de grandes realizações.
A questão do pensar positivo ou negativo não é questão mística mas
psicológica. Caso você não se veja, naturalmente, em condição vitoriosa , suas ações e
reações não serão adequadas à obtenção daquilo que você quer.
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Não precisa fazer nenhum tipo de meditação especial, o que vai contar é o dia a
dia da sua prática, ainda que venham pensamentos negativos, tome atitudes corretas e
ponto final.
Quem planta colhe. Se o agricultor semear sua semente mesmo que esteja
pessimista, não vai ser o sentimento ou pensamento negativo que vai impedir ou
prejudicar a germinação e frutificação. O pensamento negativo só pode imobilizar
o próprio agricultor, e se ele o permitir.
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MERCADO E VENDAS
Por mais simples que seja o negócio que se pretende iniciar, há informações
essenciais de que não se pode abrir mão.
Para obter tais informações é preciso um estudo de mercado para o tipo de
produto que se vai vender. Na falta de condições para contratar um profissional
especializado para tal, o próprio leitor terá que realizar este estudo.
Estas informações dizem respeito ao consumidor , fornecedor e concorrência e
são:
Primeiro procurar conhecer bem a sua clientela
1. Poder de compra - a forma como vão lhe pagar , etc
2. Questões culturais - há costumes difíceis de mudar, inovações nem sempre serão
bem vindas
3. Se são cumpridores de seus compromissos financeiros. Conforme a condição do
seu mercado consumidor , seria útil você fazer uma análise mais profunda ( raio-x ) e
chegar até ao consumidor final, até para orientar o seu cliente que muitas vezes
desconhece o potencial para certo tipo de produto ou tem receio de novidades. Isto
pode ser feito direta ou indiretamente. Podendo experimentar alguns produtos especiais
deixando-os em consignação por um prazo.
Verificar se há outros fabricantes ou fornecedores do produto naquela região
1. Qual o nível de satisfação dos clientes em relação a eles.
2. Qual será o seu diferencial - preço , prazo de pagamento , prazo
de entrega ,qualidade , garantias , empréstimo de suportes para exposição do produto ,
cartazes etc
3. Seja profissional mas não desleal.
Avaliar fornecedores
Preço , entrega , prazo , qualidade , atendimento , outros
Estimar a demanda ( procura) existente e potencial para aumento.Verificar se há
boa possibilidade, prática e honesta, de incentivar aumento de demanda. Sei por
experiência que com gentileza , honestidade , paciência , qualidade e preço condizente,
sempre haverá mercado.
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Já aconteceu comigo, algumas vezes, de comerciantes que compravam de
fabricantes de grande porte me concederem uma cota mensal ou passarem a revezar
as compras .
Estabeleça metas e planeje segundo elas, fazendo os ajustes necessários à
realidade do momento. Mas não desista dos seus projetos.
Trate com atenção a questão da divulgação do seu produto.
Valorize sua marca ou nome agindo sempre com lealdade em relação a todos.
Ninguém é perfeito mas faça o melhor que puder.
Conheça muito bem o seu produto. Busque informações sobre aquilo que você
pretende vender.
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ALGUNS EXEMPLOS DE NEGÓCIOS
1. VENDAS DE TAPETES DE SALA E BEIRA DE CAMA .
Existem atacadistas, que vendem em pouca quantidade estes produtos, e com preço
muito baixo. Chegando às vezes a custar metade do preço do varejo com qualidade
e visual que não se encontra em qualquer loja.
2. VENDAS DE MIUDEZAS DE ARMARINHO E BAZAR EM GERAL
Em qualquer cidade grande há lojas de atacados para estes produtos, não compre
além do mínimo obrigatório , exceto se tiver muita certeza de que vende rápido.
3. VENDAS DE VASSOURAS E PRODUTOS SIMILARES
Nos fornecedores, de matéria prima para fabricação de vassouras, geralmente estes
produtos prontos, tem preço razoável, que lhe renderão muito se você os revender para
usuários que comprem em quantidades tais como. Açougues, restaurantes ,
marmorarias, postos de gasolina, fazendas, sítios, escolas, lojas em geral, oficinas,
igrejas etc. Isto dá muito dinheiro se você souber trabalhar.
4.VENDAS DE TEMPEROS
Alho, cominho, caldo de galinha e etc.
Muito fácil e barato de comprar nos centros de abastecimento. Pode comprar já
embalado ou à granel, que sai até bem mais barato, em geral. Você mesmo pode
embalar, grampeando um papel na parte aberta do saquinho. Venda para lojistas
de pequenos estabelecimentos principalmente.
5. ROUPAS PESSOAIS
Sempre vendável, desde que o preço seja razoável, esteja na moda e tenha aspecto
muito bom. Há muitos atacadistas e até cidades que vivem em função de vestuário
e vendem muito barato. Você poderá também procurar pequenas confecções que
estão iniciando com produto de boa aceitação e representá-los.
6. FORNECIMENTO PARA CANTINAS
Salgados e lanches diversos. Poderá se associar com pessoas que saibam fazer
salgados e doces e faturar muito. Há pessoas que fazem produtos excelentes, mas
não tem coragem para vender.
7.QUADROS DE PAREDE A PREÇOS POPULARES
Os atacados vendem os quadros muito baratos .
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8.PRODUTOS DE ÉPOCA
Enfeites de natal, páscoa e etc.
9.OVOS DE PÁSCOA
Fabrique-os você mesmo, ou compre-os de fabricantes caseiros. Mas com excelente
qualidade.
10.IOGURTES
Em kits que você mesmo pode montar comprando nos mercadões e atacados.
11. CATÁLOGOS.
Remédios, perfumes, e outros.
12. SEBOS.
Livros e revistas usados.
13.ALIMENTOS EM GERAL
Um exemplo que tem dado certo em alguns lugares é venda de sobremesas. Saladas
de fruta, pudins, mousse de chocolate gelado, doces caseiros etc. Você pode
montar uma equipe de vendas, treiná-la , e faturar muito. Faça o melhor que puder
quanto à higiene e ao padrão visual, cole até etiquetas apropriadas na embalagem,
se possível.
14.VERDURAS , FRUTAS , PEIXES , LINGUIÇA, OVOS ETC
Os centros de abastecimento vendem muito barato, as verduras principalmente.
Não exagere na quantidade de compra nos primeiros dias.
15.ARTESANATOS
Você pode comprar pronto ou semi acabado , existem lojas que vendem belos
artesanatos de madeira sem pintura, bem baratos, você poderá fazer o acabamento
com verniz , tinta etc. Seja criativo inove. Um detalhe a mais pode fazer a
diferença.
16. BRINQUEDOS E ARTIGOS INFANTIS
17. PLANOS DE SAÚDE
18. PRODUTOS NATURAIS
19. EMPRÉSTIMOS
20. SEGUROS
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Use sua criatividade, há muitas possibilidades. Você poderá até mesmo, se
oferecer para vender para outros vendedores e comerciantes, sem ter vínculos
empregatícios, recebendo uma parte da comissão ou do lucro.
Houve uma determinada época, em que eu pagava comissão para uma pessoa, e
recebia comissão desta mesma pessoa.
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CUIDADOS
1. Conserve sempre a nota fiscal do produto consigo. Evita problemas com a
fiscalização.
2. Antes de ir comprar, no atacado, de uma olhada no comércio varejista, veja os
preços e o que está vendendo bem. Verificar os preços no varejo é muito importante,
para que você possa comparar com os preços do atacado, no qual vai comprar, e saber
se dá para lucrar.
3. Lembre-se que você poderá ter despesas extras, gasolina, refeições, embalagens,
luz, gás e outras.
4. Se for vender à prazo, você certamente terá que aumentar um pouco o preço,
pois terá que cobrir possíveis prejuízos atrasos, calotes e ganhar algo pelo
financiamento que está fazendo. Mas não exagere.
5. Calcule sempre quantas unidades rende o seu produto, e multiplique pelo valor de
revenda da unidade, para saber se a margem de lucro é aceitável. Mas não se
preocupe tanto com a margem de lucro mas com o que você vai realmente ganhar
em dinheiro.
6. Entenda bem, lucro não é pecado, é na verdade o pagamento pelo seu trabalho.
Mas todo o exagero torna-se um mal, seja equilibrado e tão justo quanto lhe seja
possível.
7. Observe sempre questões de higiene.
8. Torne-se conhecido como uma pessoa honesta, gentil, respeitadora e
trabalhadora.Você terá muito a lucrar.
9. Nas vendas à prazo, procure informações sobre possíveis clientes, escolha com
cuidado a quem perguntar e jamais divulgue a informação, se ela for negativa. Peça
indicações aos bons clientes.
10. Dê brindes sempre que possível, especialmente fim de ano. Nem que seja um
calendário de bolso. Cuidado com o custo do brinde.
11. Boa aparência e higiene pessoal são muito importantes.
12. Uma consulta ao Sebrae, certamente irá lhe ajudar.
13. Não esqueça dos empréstimos populares caso precise de dinheiro para começar
, os juros são mais baixos neste caso . Não pegue dinheiro com agiotas.
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14. Seja sempre gentil , sincero e atencioso .
15. Quando for possível legalize seu negócio, analise questões de exigências
legais.
16. Fuja de toda proposta desonesta , você vai vencer pelo trabalho.
17. Não fale sobre sobre seus projetos com qualquer um. Cuidado !!! Há pessoas muito
negativas e podem te desanimar.
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FORNECEDORES
PRIMU’S RIO -ATACADOS EM GERAL
Rua Isidro Rocha 1048-Vigário Geral - tel (21)33717452
MERCADÃO DE MADUREIRA- ATACADO E VAREJO
Estação Magno de Carvalho -Madureira-Rio
SAARA-DIVERSAS LOJAS
Rua da Alfândega e adjacências - Centro -Rio
FOLHEADOS
Av Automóvel Club 2436 sl 101- Vilar dos Teles -São João de Meriti
tel (21)30690361
STTIL (21)30182878
JEANS (21) 24712746
BELEZA
Av Edgar Romero 46 Madureira (21) 31818166
ROUPAS
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